5 Coisas Que Fazemos Que Dificultam a Liberdade Financeira

Antes de começarmos qualquer coisa, vamos estabelecer o significado de liberdade financeira: Ter uma receita, fruto de investimentos, maior do que suas despesas, sem precisar diminuir sua qualidade de vida.  É um processo de longo prazo, muito trabalho, esforço e dedicação.

Agora, com o conceito explicado, quem não gostaria de viver de renda, fazendo somente o que gosta e vivendo de aproveitar a vida? Pois é, essa é a vida perfeita e acredite, não é tão difícil de alcançar. O que muitos não sabem é que temos hábitos que tornam a liberdade financeira praticamente impossível. Vamos te ajudar a listar essas ações para que você consiga atingir seus objetivos financeiros com maior velocidade.

Comprometer o salário antes de receber

Praticamente o comportamento padrão do brasileiro. Infelizmente não temos a cultura de saber lidar com o dinheiro e nem mesmo a educação financeira.  Aprendemos centenas de coisas que nunca iremos usar na escola, mas não aprendemos como a lidar com dinheiro, impostos e taxas. Algo que TODOS usarão pelo resto da vida.

Por falta de conhecimento, achamos normal sempre contar com o próximo salário para dívidas passadas, que deveriam já ter sido pagas. E isso vai sempre virando uma bola de neve, impedindo de poupar, investir e planejar o futuro. Afinal, estamos com o próximo salário sempre agendado para problemas passados. Ou seja, se quer um fórmula mágica para NUNCA ficar rico e NUNCA alcançar sua liberdade financeira, basta viver pensando “no ovo que a galinha ainda vai botar”.

Dinheiro rápido e fácil

Essa é outra fórmula certeira para quem quer ser enganado, perder dinheiro e ainda ficar mais longe da liberdade financeira. No Brasil temos o famoso “marketing multinível”, com sua promessa de lucros astronômicos, mas que na verdade já quebraram milhares de pessoas, pois em sua maioria, não passam de pirâmides financeiras.

Outros acreditam em investimentos mágicos que um amigo de um amigo indicou, com altas taxas de retorno, várias vezes acima do praticado pelo mercado. Até que um dia o gestor do fundo some com todo o dinheiro. Talvez a coisa mais importante para se alcançar a liberdade financeira, seja a certeza que dinheiro fácil não existe.

Consumo

Se estamos tão expostos a todo tipo de informação e produto, com tantas empresas e profissionais qualificados em fazer você comprar, até mesmo quando você não precisa, é normal que o consumismo seja um problema para a liberdade financeira.

Precisamos definir o que é importante e o que é supérfluo, para que os hábitos de consumo se foque somente no necessário. Mas calma lá! Isso não quer dizer viver do básico, totalmente minimalista, claro que não. Isso quer dizer tomar decisões mais conscientes e menos afetadas por fatores externos ou até mesmo uma ansiedade financeira.  

 

Falta de planejamento

Se você não sabe nem mesmo o que deseja alcançar, como que irá fazer algo a respeito? Faça planilhas, registre seus gatos, TODOS eles. Somente assim você estará apto para por controlar seu orçamento e conseguir sua liberdade financeira.

Pense a longo prazo, afinal, ninguém conquista sua liberdade financeira do “dia pra noite”.

Gasto maior do que receita

Simples. Se seu gasto é maior ou igual do que você recebe, você simplesmente NUNCA vai conseguir melhorar de vida, muito menos alcançar a liberdade financeira.

Publicado por: Eveline