Educação Financeira Infantil

Educação financeira infantil é um assunto que muitos pais evitam falar, não é mesmo?

Então hoje, viemos aqui dizer pra você, Pai e Mãe, que esse é um assunto de extrema importância para tratar com o seu filho, mesmo ele sendo ainda pequeno!
A criança pensa que dinheiro é coisa só pra gente grande, mas não pode ser assim! Os pais precisam inserir essa educaçãos nos filhos e criar essa base para evitar muitas coisas no futuro relacionado a disciplina financeira. Vamos te passar algumas estratégias para lidar com isso aí em sua casa, não se preocupe que não é nenhum bicho de 7 cabeças falar de dinheiro com criança, viu?

Ser exemplo

Que o melhor ensino é o exemplo você já deve saber, né?
As crianças se espelham nos adultos para muitas coisas e ela pode reproduzir a forma que os pais lidam com o dinheiro também. Não adianta nada você ter conversas com seu filho sobre organização financeira se você não tem controle nenhum sobre o dinheiro da sua casa e gasta tudo o que pode e não pode na frente da criança. Sua melhor forma de ensinar a ter disciplina é sendo disciplinado!

Sua atitude será inspiração para o seu filho e por ter certeza que quando ele chegar na fase adulta, ele irá reproduzir muitas das suas atitudes. Guarde isso!

Coisa de gente pequena, sim!

Vamos esquecer essa expressão de que dinheiro é coisa de gente grande!  O dinheiro precisa ser exposto as crianças pra ela entender que aquilo pode ser controlado por ela e não o contrário.  Expor esse assunto a crianças evita ansiedade e paixão pelo dinheiro, até porque quando existe algo que você não tem acesso, a curiosidade te move e pode ser um descontrole quando conhecer.  Crie estratégias, brinque com seu filho inserindo o dinheiro e ensine os gastos de acordo com seu estilo de vida.

Trate o dinheiro naturalmente

Tratar de dinheiro com os filhos é agir naturalmente! Apresente o dinheiro para seu filho, mostre os símbolos nas notas e nas moedas e ensine como faz para adquirir. Mostre que o dinheiro vem de algum lugar e não simplesmente cai do céu. Ele precisa saber disso para valorizar o que é da família.

Uma boa forma de ensinar é fazer um cofrinho para ele juntar as modinhas e contar depois. Com esse dinheiro você o ensina a economizar e priorizar o que vai ser comprado com ele. Brinque de banco e “trabalho” com seu filho. Mostre o valor da recompensa por um bom trabalho feito e caso possível, dê uma mesada para ele aprender a controlar. Temos certeza que ensinando isso ao seu filho ele será um adulto bem disciplinado financeiramente e com certeza irá agradecê-lo por ensinar quando ele ainda era bem pequeno.

 

Que tal já passar na lojinha e comprar um porquinho (cofrinho) hoje?

Boa sorte e bom ensino!

Publicado por: Eveline