Estratégias Para Perder o Medo de Falar em Público

Existem pessoas que “engasgam” toda vez que se expressam para um público, passam mal antes de apresentar algum trabalho na faculdade e são extremamente tímidos. Se você está lendo esse texto, provavelmente já passou por algo similar.

No entanto, muitos não sabem que existe um transtorno chamado “fobia social” que vai além da timidez, ele compromete a vida do indivíduo de tal forma que só de pensar em apresentar seu TCC no final do da faculdade chega até a considerar a ideia de não prestar vestibular para evitar essa situação.
Você se encaixa nessa timidez elevada? Veja abaixo as características da fobia social.

O Que É Fobia Social

“É um transtorno de ansiedade caracterizado por manifestações de alarme, tensão nervosa, medo e desconforto desencadeadas pela exposição à avaliação social.”
Wikipedia

Sempre que o portador da fobia social precisa interagir com outras pessoas, realizar desempenho sob avaliação ou participar de atividades sociais, ele sofre interferências emocionais e físicas em seu organismo geradas pelo medo.
As pessoas com ansiedade emocional são excessivamente preocupadas com o julgamento alheio, perfeccionistas e determinadas.

Essa preocupação desperta uma ansiedade antecipatória, e elevada…
Pode gerar também desconfortos físicos como corar, perder o ar enquanto fala, ter problemas intestinais, etc.
A boa notícia é que existe tratamento para essa fobia.
Psicólogos aplicam a terapia comportamental e psiquiatras podem prescrever medicamentos eficazes para o controle do nervosismo. Mas quais são as maiores causas do medo e falar em público?

De Onde Vem O Medo De Falar Em Público

Cada pessoa é única e reage às circunstâncias do seu próprio jeito…
Sua bagagem emocional pode conter informações armazenadas no cérebro desde a concepção, adquiridas através de herança genética ou por influência sócio-cultural.
Algumas situações funcionam como gatilho mentais e determinam sua reação às situações que se apresentam ao longo da vida.

Por exemplo, se em alguma ocasião você passou por humilhação ou constrangimento na hora de falar em público, essa lembrança torna-se um gatilho no seu subconsciente e todas as vezes que se depara com uma situação semelhante, o medo de ser exposto de novo vem à tona, mesmo que você não se recorde.
Outros fatores podem interferir no medo de falar em público como bullying ou rejeição na gestação.

As experiências que provocam essa reação podem ser apagadas da sua memória, mas podem ter ressignificados, e cada um conhece o seu: tremor na perna, vermelhidão, dor no estômago, as reações variam entre os indivíduos.
Não importa o seu motivo para ter medo de falar em público, o importante é compreender que o passado já foi e hoje, com os passos abaixo, você pode vencer sozinho o temor que te acompanhou por toda sua vida.
Como Vencer O Medo De Falar Em Público Em 5 Passos

1. Treine No Espelho

Vá até o espelho e treine sua apresentação completa quantas vezes for necessária.
Se você chegar a decorar o que vai falar, melhor ainda, essa prática contribui para que seja automática a apresentação e diminui as chances de esquecer o que falar e o nervosismo.

2. Elabore Fichas Ou Uma Apresentação De PowerPoint

Isso é essencial. A maioria das pessoas que tem medo de falar em público afirmam que seu maior temor é esquecer o que vai falar.  Quando você faz fichas com os pontos principais da apresentação, ao dizer esses pontos em voz alta, eles funcionarão como ícones em seu cérebro para acessar as informações que você sabe a respeito daquilo.

O mesmo vale para as apresentações de PowerPoint, faça uma apresentação sucinta com palavras-chave de cada item que você precisa se lembrar. Isso será de grande ajuda.

3. Comece Com Públicos Pequenos

Prepare sua apresentação, treine no espelho, quando se sentir confiante, chame um amigo ou familiar para ouvi-la.
Eles certamente não vão te deixar constrangido e podem até dar algumas dicas para que você se saia melhor quando precisar apresentar para um público maior.

4. Aprenda A Ganhar Tempo

Essa dica é bem prática.  Quando estamos prestes a falar em público, nosso corpo sofre uma descarga de adrenalina e podemos ficar um pouco desequilibrados no começo, ou com voz falha.

Para conseguir ficar mais calmo, use o tempo a seu favor.
“Faça tempo” ajustando o microfone, organizando alguns papéis e até mesmo cumprimentando o público ou outros oradores presentes.
Esses segundos ganhos serão primordiais para se acalmar.

5. As Pessoas Não Estão Te Julgando

A não ser que você esteja em uma banca examinadora, o público só tem interesse no conteúdo, não em te avaliar.

Inclusive na maioria dos casos a sua apresentação será fruto de muito estudo e provavelmente o público saberá menos do que você sobre o assunto explanado.
Então relaxe, foque no que você ensaiou, e imagine que diante de você está sua família que sempre te acolhe e não se preocupe com o que os outros irão pensar, apenas dê o seu melhor.

Viu como é fácil? Se seguir esses passos com certeza você irá conseguir vencer a timidez e ser um sucesso como orador!

Publicado por: