Gestão de talentos e sua funcionalidade

Com o aumento de concorrência no mercado, as empresas precisam “rebolar” para se posicionarem com diferencial e qualidade e a Gestão de Talentos pode ser um auxílio para o seu negócio. Confira abaixo o que ela pode fazer por você e sua empresa hoje.

Está com dificuldade de realizar seus objetivos? Saiba como bater suas metas de vida.

O que é

Gestão de talentos é um conjunto de atividades com o objetivo de desenvolver o potencial dos colaboradores, treinando, contratando e retendo profissionais talentosos na empresa, tornando-os mais produtivos, motivados e engajados para contribuírem com o crescimento do seu negócio. Essa estratégia é formada por 4 passos principais: atração, seleção, retenção e desenvolvimento.
Para alcançar o sucesso nessa estratégia da gestão de talentos você precisa saber que esses 4 pontos descritos acima são fundamentais.
Para começar a empresa deve fazer um levantamento das qualidades e características que mais valoriza em um profissional e após isso, direcionar os pontos de atração e seleção para as pessoas que obtém o que foi levantado.
Enfim, a gestão é uma estratégia e seu processo visa proporcionar desenvolvimento profissional, avaliação, reconhecimento e ascensão na carreira.

Para que serve

Como vimos, a estratégia da gestão de talentos faz com que a empresa viabilize o trabalho das equipes de forma que alcancem o máximo de seu potencial, dessa forma aplicando em sua empresa, a produção irá aumentar e sua equipe terá um ambiente de trabalho prazeroso.

Maneiras de aplicação

São muitas maneiras de aplicar a gestão de talentos em sua empresa. Abaixo, selecionamos 5 delas, confira:

1- Procure sempre envolver toda a sua equipe de trabalho

Todos os setores da empresa devem ser encarregados de exercer os 4 pontos: atração, seleção, retenção e desenvolvimento. Todos que chegam para somar na empresa devem estar cientes da preocupação de reconhecer, incentivar e recompensar os talentos.

2- Investimento sempre na retenção de talentos

Procure estratégias de manter seus colaboradores sempre por perto. Crie um ambiente agradável de trabalho e faça com que os colaboradores queiram estar sempre ali.

3- Contrate e mostre quem sua empresa é

Nas entrevistas de emprego para recrutar novos colaboradores, deixe claro a visão da empresa para os novos talentos.

Caso queria ajudar os seus colaboradores a ampliar seus conhecimentos, a FBV disponibiliza mais de 50 cursos online gratuitos!

4- Recompensas

Oferecer recompensas pelo bom desempenho dos colaboradores, o desempenho que na verdade é o que faz o seu negócio deslanchar, é essencial para a motivação da equipe. Não tenha problemas em recompensar alguns e outros não, isso faz com que os colaboradores sejam estimulados a trabalhar melhor para receber a recompensa que ainda não mereceu. Elogie, recompense e faça da sua empresa o melhor local de trabalho!

5- Forme líderes

Líderes querem sempre o melhor para empresa, então tenha líderes como seus aliados para irem mais longe juntos. Programas de mentoria oferecem uma grande oportunidade para desenvolver novas lideranças em toda a organização da empresa e ela só tem a ganhar formando novos líderes continuamente.

Alguns resultados

Atração de colaboradores:

Atrair colaboradores para sua empresa pode ser fácil visando apenas o salário. Mas ao transparecer valores, princípios e objetivos traçados através das estratégias da gestão, profissionais capacitados e com a mesma visão terão interesse em se ingressar na equipe e claro, serão uma contribuição essencial para dar continuidade a gestão.

Atração de colaboradores diferenciados:

Além dos colaboradores citados acima, queremos dar ênfase que com essas estratégias, atrair os melhores profissionai que atuam no mercado vai ficar mais fácil. Profissionais que almejam melhor colocação no mercado, têm interesse em uma empresa com identidade e que possui uma gestão.

Motivação dos colaboradores:

Com a gestão de talentos, os colaboradores se sentem incentivados e valorizados, dessa forma, produzem em quantidade e qualidade no dia a dia atuando em todo o seu potencial.

Economia de recursos:

Com a equipe de RH treinada e com a mesma visão para o recrutamento de novos para a empresa, o erro em escolher diminui garantindo contratações mais assertivas e é aí que sua empresa ganha na questão de economizar nos recursos.

Ao selecionar pessoas certas para a equipe, o risco delas saírem é menor, diminuindo assim gastos com demissões e burocracias.

Maior satisfação do cliente:

É óbvio que quando o desempenho da empresa é elevado, reflete principalmente nos produtos e atendimento ao cliente.
Ter uma gestão interna, afeta a externa de forma com que seus clientes terão maior satisfação e claro, maior lucratividade para a empresa.

Comece hoje a aplicar a gestão de talentos em sua empresa e desfrute dos benefícios de uma equipe alavancando seu negócio no mercado!

Já sabe como vai funcionar a nova reforma da Previdência? Não! Entre no post e saiba tudo para não ficar de fora desse assunto.  

Publicado por: Eveline