Por Que Devo Manter Meu Currículo Atualizado?

Este post vai mudar a sua ideia de atualizar o currículo apenas em casos de necessidade. É importante manter o currículo atualizado, independente da sua situação no mercado de trabalho.

Ele é visto como um histórico da sua trajetória profissional e merece atenção e atualização de suas qualificações.

Sua vida está em constante movimento, a cada dia você aprende coisas novas, e já não é o mesmo de um ano atrás. Sua trajetória evoluiu.

Mesmo que esteja em um vínculo empregatício, se você busca um crescimento profissional, é importante se equipar mais e atualizar o currículo sempre que possível. Assim, você vai se tornar um profissional relevante para o mercado.

Existem sites muito conhecidos que armazenam currículos e os colocam à disposição para empresas interessadas com Linkedin e a Curriculum.com..br. Nesses casos, a atualização do currículo deve ser ainda mais constante, pois essas plataformas recebem visualizações vinte e quatro horas.

O que atualizar no meu currículo?

Participação Em Cursos, Seminários E Simpósios.

As Universidades sempre organizam eventos similares e, muitas vezes abrem para quem não é estudante. Fique atento as oportunidades na sua cidade.
Todos eles são importantes para se manter atualizado na área, aprofundar conhecimento e até mesmo realizar contatos profissionais

Mudança De Nível Em Fluência

Pode ser que você estude alguma língua estrangeira e concluiu mais um ciclo. Não se esqueça de atualizar seu currículo.
Ou tirou férias de um mês no exterior e melhorou a fluência, deixe que todos saibam em que nível está agora.

Experiências Pessoais

Abuse nos detalhes na hora de explicar suas experiências, mas não se esqueça que as mesmas devem ser compatíveis com o emprego sonhado, você pode incluir viagens, hobbies e trabalho voluntário, que aliás, é muito bem visto pelas empresas, pois demonstra crescimento pessoal e engajamento.

Cursos Online

Caso busque uma recolocação, procure na internet cursos online (muitos cursos gratuitos, inclusive) que oferecem certificado e podem ser feitos com carga horária reduzida. Escolha cursos que vão enriquecer seus conhecimentos na área desejada e, assim que terminar, acrescente ao currículo.
Algumas plataformas que oferecem esses cursos são: Escola Virtual Fundação Bradesco, Fundação Getúlio Vargas (FGV), NUBE, Projeto Meu Brasil e SENAI/SESI.

É importante lembrar que tudo deve ser escrito objetivamente. Reunindo apenas o que interessa à posição que almeja no mercado e com poucas palavras. Não é recomendado ter um currículo muito extenso, pode ser enfadonho para quem estiver lendo e um obstáculo para conseguir o emprego dos sonhos.

O ideal é que a atualização do currículo seja feita a cada seis meses.

O currículo atualizado é imprescindível para concorrer ao maior número de vagas para seu perfil.

Como saber se meu currículo está bom?

Uma sugestão: envolva outras pessoas.
Pode ser que um parente ou amigo veja em você qualidades que você não percebe, e uma descrição de habilidades é bem vinda no currículo, então pergunte se está bem feito, se precisa acrescentar alguma informação, se eles gostaram da formatação e por aí vai.

Uma pessoa sábia é aquela que consegue ouvir e colocar em prática o que aprendeu.

E aí? Já atualizou o currículo hoje?

Publicado por: